Escola Municipal de Ensino Fundamental

Minha foto
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Oliveira Gordo, situada na Avenida das Palmeiras, nº 185, Centro, CEP: 68.450-000, no Município de Moju, Pará, Brasil, foi fundada no dia 25 de Novembro de 1981.

SEGUIDORES

Histórico!

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Oliveira Gordo, situada na Avenida das Palmeiras, nº 185, Centro, CEP: 68.450-000, no Município de Moju, Pará, Brasil, foi fundada no dia 25 de Novembro de 1981, com 08 salas de aula, pelo então Governador do Estado do Pará o Senhor Alacid Nunes, que tinha como Secretário de Educação o Senhor Dionísio Hage, e no mandato municipal do Oton Gomes de Lima.
            A origem do nome da escola é fruto de uma homenagem da Câmara de Vereadores do município de Moju e da Administração pública local da época, ao ex-prefeito Municipal, o Senhor Antônio de Oliveira Gordo, que em seu mandato prestou importantes trabalhos para esse município, principalmente no que diz respeito ao âmbito educacional.
           Esta escola a princípio foi inaugurada com 08 salas de aula, sendo que anos depois foram construídas mais 04(quatro) salas, formando o quantitativo de 12(doze) salas, além da sala dos professores, secretaria, diretoria, copa-cozinha, depósito, área de lazer, quadra de esporte e uma sala apropriada para posterior funcionamento do laboratório de informática.
Atualmente a escola é uma das maiores do município de Moju, é municipalizada com atendimento ao ensino fundamental pelo município e médio pelo estado, a administração da escola era de competência do estado até o ano de 2001, a partir desta data com o processo de municipalização a administração de diretores do ensino fundamental, passou a ser realizada pelos gestores municipais e do ensino médio pelo estado. 
Desde sua fundação até os dias atuais a escola Antonio de Oliveira Gordo foi administrada por 08(oito) mandatos escolares. Sendo eles:
A primeira direção realizada no ano de 1982 deveria ter sido efetivada pela professora Iolanda da Costa Amaral, porém por motivo de estudo em Belém a mesma, foi substituída pela professora Maria Carvalho que ficou no cargo por um período de 08(oito) anos até 1990.
O terceiro mandato na direção foi realizado pela professora Leonor Almeida Ribeiro que já havia sido secretaria da diretora Maria Carvalho, a mesma permaneceu no cargo de 1990 á 1991.
A professora Iolanda da Costa Amaral voltou á direção da escola no ano de 1992 permanecendo até 1998. Sendo que a partir deste mandato é que passou a ter cargos dos vices-diretores na escola, que foram as professoras Maria Auxiliadora da Silva e Silva e Maria Ercilene Silva Lima.
No período de 1999 á 2001 a professora Maria Auxiliadora foi a quinta a assumir a direção da escola por um mandato que ocorreu através de um processo eleitoral, que elegeu também a professora Ulcilene Nazareno Gomes Pereira como vice-diretora. Foi ainda nesse período que a escola através do mandato do então prefeito municipal João Martins Cardoso Filho, passou a ser municipalizada.
A professora Uruguacema Pereira Melo foi á sexta diretora a assumir o cargo, tendo sido a primeira empossada pela administração municipal, ficou no cargo de 2001 á 2004 e sua vice-diretora foi a professora Iranilza Siqueira.
A professora Maria do Rosário Nery, foi á sétima diretora a assumir, seu mandato ocorreu no período de 2005 a 2006, contou com a colaboração de duas vices-diretoras: As professoras Raimunda dos Santos e Vânia Maria dos Santos Rodrigues.
Assumindo a direção desde 2006 até os dias atuais está o professor Edinaldo Farias Costa, o mesmo é o oitavo diretor desta instituição e já teve como vice-diretor de 2006 á Abril de 2008 o professor Amilton de Moraes Gordo, no segundo semestre de 2008 á Janeiro de 2009, professora Marcileide Pimentel, a qual em Fevereiro de 2009 foi substituída Pelo professor Manoel Quaresma, que assumiu de fevereiro á Agosto de 2009, tendo sido substituído pela atual vice diretora Angenoura do Socorro Saraiva Gordo, a partir de setembro de 2009 a qual forma parceria com a professora Vânia Maria dos Santos Rodrigues que faz parte desta vice direção desde de o ano de 2005.
 

MODALIDADES DE ENSINO:
A escola já atendeu a modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que funcionou na escola do ano de 2003 á 2008, no turno da noite, oferecendo ensino as pessoas que não tiveram oportunidade de terminar o ensino fundamental no período normal de seus estudos.
       Atualmente à escola oferece duas modalidades de ensino o Fundamental de 5ª á 8ª séries nos turno manhã e tarde administrado pelo município e o Ensino Médio do 1º ao 3º ano funcionando no turno da noite, que está sob a administração do estado. No ano de 2010 o Ensino Fundamental atendeu á 841 alunos sendo 449 no turno da manhã e 392 no turno da tarde os quais estão distribuídos em 26 turmas. No prédio funcionam 11 salas de aulas, e mais duas salas em prédio particular que  funciona como anexo à escola.




ESTRUTURA FÍSICA:
         Quanto aos aspectos físicos, a referida unidade escolar foi construída em local tipicamente de terra firme, em uma área de 1200 m ², sendo 100% desta construída em alvenaria. A unidade está constituída de vinte e cinco (25) dependências, assim divididas: onze (11) salas de aulas, uma (01) secretaria, uma (01) sala de arquivos ativos e passivo, uma (01) copa cozinha, cinco (05) banheiros, sendo (02) para funcionários, dois (02) para os alunos, um (01) masculino, um (01) feminino e um (01) para portadores de necessidades especiais, um (01) depósito para merenda escolar, uma (01) sala de laboratório de informática, uma (01) sala de leitura, (01) uma sala de professores, uma (01) sala da direção. Contamos também com (01) uma quadra poli-esportiva e (01) uma área livre, hoje coberta que funciona com refeitório com mesas e bancos para a acomodação dos alunos nos intervalos. Oferece ainda, para seus alunos dentro do prédio escolar na parte externa, uma estrutura em forma de praça, além de uma lanchonete e xérox ambas terceirizadas.
        A escola além dos banheiros, já possui algumas adaptações para os portadores de necessidades especiais na parte externa, como rampas e barras apropriadas para a locomoção dos alunos. 

PROFISSIONAIS DA ESCOLA:
        No que concerne ao quadro funcional atual da escola, durante a elaboração do PPP(Projeto Político Pedagógico), estava constituído de um total de cinqüenta e oito(58) funcionários, distribuídos da seguinte forma: um (01)diretor, dois(02) vice-diretores, três(03) coordenadores pedagógicos, uma(01) secretária no setor administrativo cinco(05) auxiliares de secretaria, dez(10) auxiliares de serviços gerais um(01) porteiro, três(03) vigias que trabalham em forma de revezamento e trinta e dois (32) professores, distribuídos nas diversas áreas do conhecimento. O corpo docente em sua maioria é constituído de professores graduados e especialistas dentro das áreas das ciências humanas, exatas e naturais. E os discentes são provenientes da própria rede municipal de ensino fundamental de 1ª a 4ª séries.